Buscar
  • Dra. Fernanda Braga

Mapeamento de nevos com Fotofinder para prevenção do câncer de pele

A palavra de ordem para quem deseja a longevidade é prevenção. Então, quanto mais tivermos tecnologia para obter uma análise precisa, melhor será o diagnóstico e, consequentemente, teremos uma rápida indicação do tratamento mais adequado. Para esta missão, atualmente, podemos contar com a expertise do Fotofinder® para auxiliar nos exames de pacientes com suspeita de câncer de pele, principalmente os tipos mais perigosos como o melanoma e o não-melanoma.


Como sabemos, um dos maiores desafios da medicina atual é prevenir e tratar esta doença que, segundo o Instituto Nacional do Câncer (INCA), a cada ano, cerca de 180 mil novos casos surgem no país. Portanto, é de suma importância contar com este aparelho, conhecido também como dermastocopia digital. Trata-se de uma técnica que permite ao especialista determinar com maior precisão o diagnóstico de nevos melanocíticos (pintas ou sinais), pois, muitas vezes a diferenciação entre uma lesão benigna e maligna é muito difícil de ser feita apenas ao exame clínico. Estas “manchas ou sinais” são considerados potenciais precursores, marcadores de risco ou diagnóstico diferencial de melanoma, o câncer de pele mais agressivo.



Ou seja, tendo uma maior precisão de imagem, conseguimos realizar a pré-avaliação de malignidade das lesões pigmentadas; o mapeamento e monitoramento da evolução de nevos em regiões do corpo; além de permitir a análise comparativa futura de alguma evolução dos nevos (“pintas ou sinais”) ou o surgimento de novas, pois as imagens podem ser armazenadas.


Com o software Moleanalyzer, do Fotofinder®, é possível avaliar o risco de malignidade das lesões pigmentadas da pele. Através de uma câmara e um microscópio, que aumentam a visualização de uma amostra de 20 a 70 vezes, é possível obter informações em tempo real e registrar o local do exame fotograficamente, permitindo comparações futuras de algumas alterações da lesão examinada e/ou surgimento de outras.


Através das imagens capturadas, colocadas lado a lado na tela, conseguimos distinguir as lesões já existentes, as que permanecem, as novas e as que precisam de uma melhor análise. A visualização instantânea dos resultados obtidos associados à facilidade de manuseio otimiza o tempo do profissional e tornam franco e amigável o diálogo entre o médico e o paciente.


É particularmente indicado nos casos pouco usuais, pois a indicação dos parâmetros básicos da lesão (borda, diâmetros e simetria e regularidade) facilita o diagnóstico. Este recurso pode ser considerado como adicional a outros processos de diagnósticos. Segundas opiniões podem ser discutidas com outros usuários do equipamento, pois o envio e recebimento de imagens são feitos sem distorção nos dados transmitidos. Importante: Os resultados mostrados são estatísticos. Converse sempre com o profissional, pois ele está apto a tomar decisões assertivas.


36 visualizações

© 2010 - 2020 Dra. Fernanda Braga 

CRM/MG 62982 | RQE 31837