Dermatoscopia

Essencial em toda consulta dermatológica, a Dermatoscopia é o sexto sentido do dermatologista moderno.

Através dela, é possível visualizar estruturas da pele específicas e fazer o diagnóstico de muitas doenças. A dermatoscopia pode ser utilizada também, para diagnosticar e avaliar diversos tipos de câncer de pele, lesões pré-malignas, lesões inflamatórias e até para o exame do couro cabeludo.

O principal benefício do exame, que existe desde a década de 80, é o diagnóstico de melanomas precocemente. O melanoma é um tipo grave de câncer de pele, não detectado no exame clínico em estágio inicial, fator que tem relação direta com as chances de tratamento e cura.

Dermatologia Clínica

Principal área da dermatologia que visa o diagnóstico e tratamento da das doenças de pele, cabelo e unhas. A dermatologia clínica compreende desde doenças infecciosas e passageiras até alterações hereditárias. As doenças dermatológicas acometem a grande maioria da população em algum momento de sua vida, alguns exemplos são: acne, verruga, micose, queloide, caspa, melasma, alergias, doenças inflamatórias e doenças auto-imunes, entre outras.

Dermatologia Pediátrica

A dermatologia pediátrica atende a bebês, crianças e adolescentes. Ela cuida de várias doenças que acometem essa faixa etária, através do diagnóstico, prevenção e tratamento de várias doenças genéticas. A prevenção do câncer de pele deve ser orientada e incentivada desde os primeiros anos de vida. Sabe-se que a exposição solar ocorre em maior parte até os 10 anos de idade e que as queimaduras solares na infância são fatores de risco para câncer de pele na idade adulta.

Dermatologia Cirúrgica

A Cirurgia Dermatológica é uma área da Dermatologia que abrange todos os procedimentos realizados na pele ou no tecido subcutâneo. Lida com o diagnóstico e tratamento de questões clínicas ou estéticas relacionadas à pele, cabelos e unhas, por meio de técnicas cirúrgicas, cosmiátricas, oncológicas e reconstrutivas. Grande parte dos procedimentos mais conhecidos em Cirurgia Dermatológica é minimamente invasivo, requer apenas anestesia local e exige pouco tempo de recuperação.

Beleza

Dermatologia Estética

É a área da medicina que tem como foco o cuidado com a beleza de forma ética e profissional. A Dermatologia Estética visa prevenir e tratar a aparência da pele e seus anexos, garantido assim a manutenção da beleza. O dermatologista poderá prescrever tratamentos clínicos para cicatrizes de acne, sinais de envelhecimento, manchas, flacidez, rugas entre outras indicações. Esse profissional executa com habilidade e capacitação inúmeros procedimentos estéticos, como preenchimentos, laser para rejuvenescimento, peeling, depilação a laser e remoção de tatuagens.